
Colheita Florestal
A Rondon prove soluções desde o inicio ao final de todas as atividades da colheita, objetivando a redução de custos e o aproveitamento integral das florestas.
Existem vários sistemas que podem ser mais adequados e eficientes para o cenário onde será realizado o trabalho.
-
Sistema Harvester + Forwarder
Galeria de Fotos e Vídeos

Harvester: Cabeçote acoplado uma escavadeira hidráulica cuja finalidade é cortar e processar árvores dentro das florestas.
O Harvester corta, desgalha, descasca e traça no tamanho
desejado (sistema automatizado).
Forwarder: É um equipamento projetado para utilização no transporte
primário, ou seja, a remoção das toras já cortadas de dentro da floresta para o lado externo dos talhões.





-
Sistema Feller + Skidder + Garra Traçadora
Feller: Cabeçote acoplado a uma escavadeira hidráulica, onde realiza o corte das árvores, numa única linha, acumulando algumas nas garras, através de um “abraço hidráulico”, antes do tombamento.
Skidder: É um trator florestal, articulado com tração 4X4. Ele é utilizado para o arraste das toras de dentro dos talhões, com pinça traseira ou cabo-de-aço, levando-as até o ponto de carregamento.
Garra Traçadora: Consiste em uma garra acoplada a uma escavadeira hidráulica para efetuar o traçamento de árvores inteiras.






-
Sistema de Colheita Rondon
O Sistema de colheita Rondon utiliza praticamente os mesmos equipamentos dos sistemas cítados acima, porém, seu diferencial acontece no processo de realização da colheita.
Feller: Cabeçote acoplado a uma escavadeira hidráulica, onde realiza o arranquio da árvore por completo. (Sem deixar o toco - diferencial do Sistema de Colheita Rondon).
Skidder: Trator florestal, utilizado para o arraste das arvores inteiras de dentro dos talhões, com pinça traseira ou cabo-de-aço, levando-as até o ponto de carregamento.
Cabeçote Descascador: Equipamento adaptado a uma escavadeira hidráulica para efetuar o traçamento de árvores inteiras.

Beneficios da utilização do Sistema de Colheita Rondon
✓ Possibilidade de plantio – aproveitando o último alinhamento;
✓ Menor valor pago por hectare – se comparado com os valores pagos para o rebaixamento;
✓ Eliminação total dos gastos com aplicação de herbicidas – utilizados no controle da rebrota;
✓ Utilização de tratores de pneu – ante os de esteira, para o preparo do solo, gerando significativa redução no custo hora/máquina;
✓ Maior velocidade – até 30% a mais na utilização dos tratores de pneu, quando de sua aplicação para o preparo do solo;
✓ Maior velocidade nas operações de colheita e baldeio;
✓ Cultivo mínimo – a tecnologia empregada pela Rondon na remoção dos tocos e raízes, atende às boas práticas de manejo florestal;
✓ Geração de receita – onde antes havia um problema, surge a real possibilidade de geração de receita, que somada à redução de custos, permite a viabilidade da operação;
✓ Aumento da área disponível para plantio – com o reset da área cria-se a possibilidade de incremento da área disponível para novos plantios, em até 5% da área total;
✓ Descompactação do solo – proveniente da remoção dos tocos;
✓ Preservação das camadas férteis do solo.
Comprovado Aumento da Produtividade
✓ Em função da melhor qualidade no preparo de solo, da não concorrência com os tocos e do aumento da disponibilidade de água no solo, fatores determinantes para o crescimento das plantas.

Observação: os plantios ocorreram na mesma época, usaram o mesmo material genético, receberam os mesmos tratos culturais e estão separados por apenas alguns metros.